Na Rádio Brasil Atual

Site lança programa de rádio, a Rádio Previdência

In Destaques, Notícias, Rádio 7 abril, 2017 17:56

Previdência, Mitos e Verdades agora tem um programa na Rádio Brasil Atual! Tudo o que você quiser saber sobre a tentativa de liquidação da Previdência Social feita pelo governo Michel Temer. Na Rádio, na Internet, em rádios comunitárias, de sindicatos… é pra espalhar mesmo!

OUÇA TAMBÉM:

Programa 2: A Previdência está quebrada mesmo?

Programa 3: É verdade que todos os governos desviam dinheiro da Previdência?

Programa 4: Não é melhor fazer um plano de previdência privada?

Leia abaixo e escute os programas!

A pergunta de hoje é do do Tadeu, estudante de Economia de Caxias do Sul, lá serra gaúcha. A Previdência é importante para o Brasil? A propaganda do governo diz que ela é um fardo para carregar.

Olha Tadeu, você toca num assunto muito importante e pouquíssimo debatido. Parece incrível, mas no meio de todo esse auê sobre a Previdência, os jornais e a TV omitem o mais importante. Ou seja: a Previdência é o grande programa social do Brasil que a Constituição de 1988 fez.

Vou te dar alguns dados, pra começo de conversa. De cada cinco brasileiros, dois recebem hoje um benefício previdenciário — a aposentadoria por idade, a pensão pela morte de um familiar, o amparo em caso de invalidez. E tem mais: se a gente contar também o seguro-desemprego e o auxílio pago aos idosos pobres que não contribuíram, sete brasileiros, de cada dez, recebem alguma coisa. É muita gente!

Esse dinheiro faz toda diferença. Milhões de famílias só não passam necessidade, fome mesmo,  porque recebem uma aposentadoria e uma pensão. Todo mundo conhece pelo menos um idoso aposentado que segura a onda da casa, ainda mais nessa maré de desemprego.

Poderia ser melhor? Poderia. O Brasil gasta muito menos que outros países com a Previdência — gasta só a metade do que a Itália, por exemplo. É que aqui, como a gente sabe, rico não paga imposto, não contribui.

Os benefícios que a gente tem hoje foram conquistados na luta contra a ditadura, com a Constituição em 1988. A Previdência é o comecinho daquilo que os cientistas políticos chamam de “Estado de Bem-Estar Social”, ou de um Brasil mais justo. Tem gente querendo matar no ninho esta possibilidade

Você também pode ler!

Os pobres novamente sob suspeita

Entre o último trimestre de 2014 e o primeiro trimestre de 2017, o número de desempregados passou de 6,4

Read More...

Região Norte se mobiliza para greve geral de 30 de junho; confira a agenda

Movimentos de esquerda irão tomar as ruas nesta sexta-feira durante a greve geral contra as reformas do governo golpista

Read More...

Carlos Pompe: Semana decisiva para barrar a Reforma Trabalhista

A Reforma Trabalhista deve ser apreciada dia 28 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Um

Read More...

Responda:

Seu endereço de email não será publicado

Mobile Sliding Menu