Rádio Brasil Atual

PERGUNTAS & RESPOSTAS: Não é melhor fazer um plano de previdência privada?

In Destaques, Rádio 12 abril, 2017 19:02

Leia abaixo e escute todos os programas

OUÇA TAMBÉM

Programa 1: A Previdência é importante para o Brasil? A propaganda do governo diz que ela é um fardo para carregar.

Programa 2: A Previdência está quebrada mesmo?

Programa 3: É verdade que todos os governos desviam dinheiro da Previdência?

Essa pergunta do Henrique, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é escabrosa! Não é melhor, em vez de dar o dinheiro para o governo, fazer eu mesmo um plano de Previdência privada? Na TV só tou vendo propaganda destes planos.

Ah, Henrique, que bom que você perguntou, porque tá mesmo uma inundação de propaganda desses planos de previdência privadas. Mas é pra desconfiar, e não acreditar! É dinheiro demais no horário nobre da TV pra gente achar que é só bondade!

Primeiro, a gente precisa lembrar que a previdência social não é só aposentadoria. Ela concede outros benefícios que protegem o trabalhador, como auxilio-doença e auxílio-acidente, e outras pessoas incapazes, por meio da Lei da Assistência Social.

Além disso, o que ninguém fala é que a previdência privada tem um custo muito maior que o da contribuição pro INSS. Vamos pegar os dados de um estudo feito por um especialista em Previdência, José Ricardo Sasseseron.

Pelo modelo atual, se você é homem, ganha 3 mil reais por mês e começou a trabalhar com 20 anos de idade, vai se aposentar com 55 anos ganhando 2.076 reais, pelo INSS.

Se durante esse tempo todo você pegasse esse dinheiro do INSS e contribuísse com a mesma quantia para um plano de previdência privada, sua aposentadoria seria de 864 reais. Isso mesmo! Menos da metade de seu benefício na previdência pública.

E, para fechar a história, na Previdência Social quem garante sua aposentadoria é o Estado. Já na previdência privada, vai ser uma instituição financeira. Quem garante que ela não vai quebrar daqui a alguns anos? Pois é isso que tem acontecido em muitos outros países, principalmente depois da crise de 2008. Você confia em banco? Você acha que banqueiro está interessado no seu bem?

Você também pode ler!

Entenda como os defensores da reforma trabalhista fizeram propaganda enganosa

“Ao atrelar a prestação de serviços e a remuneração dos empregados apenas e exclusivamente às necessidades da empresa, o

Read More...

Aumento de impostos pode piorar cenário de demissões em massa

O presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Adilson Araújo, afirmou nesta sexta-feira (21) que o aumento

Read More...

E agora, José? A “reforma” trabalhista diante da ordem constitucional

A “reforma” trabalhista, aprovada dia 11 pelo Senado Federal, já foi sancionada no último dia 13, por Michel Temer. Sabíamos

Read More...

Responda:

Seu endereço de email não será publicado

Mobile Sliding Menu