Rádio Brasil Atual

PERGUNTAS & RESPOSTAS: É verdade que todos os governos desviam dinheiro da Previdência?

In Destaques, Rádio 11 abril, 2017 15:32

Leia abaixo e escute todos os programas

OUÇA TAMBÉM

Programa 1: A Previdência é importante para o Brasil? A propaganda do governo diz que ela é um fardo para carregar.

Programa 2: A Previdência está quebrada mesmo?

Programa 4: Não é melhor fazer um plano de previdência privada?

A Teresa, de São Paulo, pergunta: É verdade que todos os governos desviam dinheiro da Previdência?

Olha, Teresa, se todos desviam, não sabemos — e lutaremos para que no futuro isso nunca se repita. Mas uma coisa é certa: desde 1988, nenhum governo aplicou na Previdência o que a Constituição, manda colocar.

A Contribuição Sobre o Lucro, o Cofins e o PIS-Pasep sempre foram e continuam sendo utilizados para outras finalidades. Repare: são impostos que todos nós pagamos, porque os empresários embutem no preço dos produtos.

Teresa! Os números do desvio são impressionantes! Sozinho, o maior destes tributos, o Cofins, arrecada por ano cerca de 200 bilhões de reais. Pra você ter uma ideia do que isso significa, basta comparar. O valor desviado só no Cofins corresponde a 7 vezes o que o governo gasta, por ano, com o Bolsa Família. 7 vezes!

Aí, vem uma questão que parece coisa pra detetive: e pra onde é desviada esta montanha de dinheiro? Pois nem é tão difícil assim saber, não precisa ser detetive não. Uma parte enorme do gasto social vai parar no bolso dos banqueiros, na forma de pagamento de juros. Cada um de nós, quando deve para um banco, paga, de longe, os juros mais altos do planeta. O nosso governo também.

A diferença, Teresa, é que você e eu, sozinhos, se a gente deve no banco, não temos força pra enfrentar os banqueiros. Mas o governo tem. É por isso que a gente diz: os problemas da Previdência não vão ser resolvidos tirando direitos do povo. É preciso encarar quem verdadeiramente desvia o dinheiro público: os bancos!

Você também pode ler!

A nova estratégia é ‘descolar’ reforma da previdência de Michel Temer

Agenda econômica que impõe reforma da previdência estaria acima da questão presidencial. Equipe econômica pretende agir descolada de Temer

Read More...

Reforma trabalhista: prós e contras da jornada 12 x 36

Sem mecanismos de proteção, o regime de 12 horas de trabalho seguidas de 36 de descanso, sem intervalo para

Read More...

‘Estamos mudando o modelo de sociedade pactuado em 1988’

No Senado, professor Fagnani cita Conceição Tavares para mostrar ‘irresponsabilidade social’ da reforma trabalhista. Ele também critica discussão “a

Read More...

Responda:

Seu endereço de email não será publicado

Mobile Sliding Menu