Bola de cristal

Como acreditar nos economistas que defendem a “reforma” da Previdência?

In Capa, Notícias 14 junho, 2017 13:08

Os “especialistas” que argumentam em favor das mudanças previdenciárias usam argumentos falsos e justificam a necessidade do desmonte aplicando terrorismo econômico: colocar medo nas pessoas para que apoiem a PEC 287. O sexto episódio da web-série ‘Reforma da Previdência: você acha justo?’ aborda essa questão

Se os economistas não acertam previsões para 6 meses, por que acertariam as previsões para 2060?

O governo não possui um sistema de análise para longo prazo. Todos os argumentos são baseados em “chutes”, palpites.

Segundo a equipe econômica do governo, há um déficit nas contas previdenciárias que pode levar o sistema à falência. A responsabilidade sobre esse rombo seria dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e não dos grandes fraudadores do sistema.

Ainda segundo os economistas do governo, se a PEC 287 não for aprovada em 2017, em 2060 os gastos previdenciários podem “explodir”, consumindo até 17,2% do Produto Interno Bruto brasileiro. O cálculo do déficit impõe que todos abram mão de suas aposentadorias para salvar as contas públicas.

Um estudo coletivo da Anfip, Dieese e Plataforma Política Social reuniu um grupo de profissionais de diversas áreas economistas, matemáticos e cientistas da computação , analisou todas as previsões do governo e encontrou muitas, mas muitas inconsistências. Segundo o texto, as projeções do governo realizadas entre 2002 e 2015 apresentam erros enormes.

Em resumo, as projeções econômicas são manipuladas para garantir que a população, pessoas comuns, que não são obrigadas a entender profundamente de economia, cálculos da dívida pública e finanças estatais, apoiem cegamente a proposta que está em tramitação no Congresso Nacional sem questionar nenhum argumento.

Assista ao sexto vídeo da web-série da Plataforma Política Social, narrada pelo ator Herson Capri e decida se você acha essa “reforma” justa para todos os brasileiros:

 

Leia aqui o estudo completo citado no texto e no vídeo

Você também pode ler!

Os pobres novamente sob suspeita

Entre o último trimestre de 2014 e o primeiro trimestre de 2017, o número de desempregados passou de 6,4

Read More...

Região Norte se mobiliza para greve geral de 30 de junho; confira a agenda

Movimentos de esquerda irão tomar as ruas nesta sexta-feira durante a greve geral contra as reformas do governo golpista

Read More...

Carlos Pompe: Semana decisiva para barrar a Reforma Trabalhista

A Reforma Trabalhista deve ser apreciada dia 28 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Um

Read More...

Responda:

Seu endereço de email não será publicado

Mobile Sliding Menu